10 Atitudes para um mundo melhor

10 ATITUDES PARA UM MUNDO MELHOR

Thomas Friedman,jornalista americano autor do best-seller “O Mundo É Plano”(2005) que está até hoje na lista dos mais vendidos do The New York Times – jornal, aliás, no qual o autor trabalha. Em seu novo livro, “Hot, Flat, and Crowded”(Quente, plano, e cheio), nesta obra ele aborda a economia global de uma nova perspectiva. Conclui que o país que desenvolver uma energia limpa, barata e abundante comandará a próxima era da  indústria global.
Não tem como negar que o planeta azul continua plano(globalizado),cada vez mais cheio (com um crescente aumento populacional) e muito quente (o aquecimento global é incontestável).
É por isso que a palavra de ordem é SUTENTABILIDADE.
sustentabilidade envolve três aspectos. O primeiro, ecológico, diz respeito à manutenção do ecossistema em longo prazo. O segundo,econômico, trata da obtenção de renda suficiente para o custeio da vida em sociedadeE o terceiro,social, aborda o respeito aos valores sociais e culturais e a justiça na distribuição de custos e benefícios (Peter Nijkamp).
No nosso cotidiano o que podemos fazer para consolidar um mundo sustentável?
Muito se pode fazer,eu relacionei aqui 10 ATITUDES PARA UM MUNDO MELHOR:

1ª Consumo Consciente: Seja responsável na hora de adquirir produtos e serviços;utilize produtos e serviços com baixo impacto ambiental e dê preferência a empresas que pratiquem ações socioambientais.


2ª Evite o desperdício: Economize água, energia elétrica, alimentos.Calcula-se que no Brasil, 26,3 milhões de toneladas de alimentos são jogado no lixo todos os anos, essa quantia daria para alimentar  35,0 milhões de habitantes durante um mês.


3ª Seja solidário: A solidariedade é ação pela qual podemos mudar um momento, uma pessoa, um grupo, um estado, um país, um planeta, uma vida.


4ª Seja  Ecologicamente Correto:Pratique os 4Rs (Repensar,Reduzir,Reutilizar e Reciclar).


5ª Plante Árvores ou apóie quem planta:  Participe de campanhas de plantio de árvores economicamente ou ativamente.


6ª Crie Redes : Redes são sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos e instituições, de forma democrática e participativa, em torno de objetivos e/ou temáticas comuns. As redes são veredas que nos levam mais rápido e facilmente onde precisamos chegar, em rede nós ajudamos e somos ajudados.



7º Respeite as Pessoas, os Animais, a Natureza : Quando existe respeito há harmonia no convívio e a relação torna-se perene.


8ª Busque Conhecimento: Muitas vezes agimos de forma não sustentável por falta de conhecimento,portanto leia sobre o assunto e multiplique sua informação.


9ª Pratique o voluntariado: Use seu talento e conhecimento para suprir necessidades sociais.


10ª Acredite: Acredite na possibilidade de um mundo melhor,seja otimista,acredite no ser humano e na capacidade de mudança comportamental.

Lembre-se nada muda se você não mudar..




Imagens retiradas da net e material retirada do site Magnus palestras 

Template personalizado por Elaine Gaspareto

TOPO ▲